Sendo diagnosticado o câncer e tendo se submetido aos tratamentos invasivos, Como com qualquer exercício, o indivíduo deve consultar seu médico antes de começar as aulas. E da mesma forma, assegurar-se de que o instrutor de Pilates escolhido seja capacitado profissionalmente e tenha conhecimento sobre recuperação cirúrgica. Para casos de reabilitação, é melhor começar com aulas individuais e só depois da recuperação partir para aulas de grupo.
O Pilates pode amenizar esta separação mente-corpo, incentivando o movimento consciente de cada membro, concentrando-se na qualidade do movimento e não nas repetições. Enfatizando a sensação obtida com cada movimento, ao invés da aparência, o aluno vai aos poucos restaurando a confiança em si mesmo.
Devido à redução da atividade física e efeitos da cirurgia, notam que a sua postura não é a mesma. O Pilates fornece a força necessária para que o aluno seja capaz de manter essa postura.Um professor capacitado pode criar um programa específico para o aluno ir progredindo lentamente.Os exercícios de Pilates bem elaborados, preparados e adaptados para cada corpo não devem causar dor. Tenha em mente que nada deve ser doloroso durante um exercício. Se você sentir dor, pare de fazer o exercício e informar o seu instrutor imediatamente assim que ele pode ajudá-lo a modificar os exercícios para eliminar a dor.
“Existe uma fadiga pertinente à doença e ao tratamento de quimio ou radioterapia, que a “fádiga oncológica”. Ela permanece cerca de até dez anos após o paciente ter terminado o tratamento. Ou seja, ele conclui e continue com essa fadiga. E a única coisa que elimina isso é o exercício físico”. Dr Silvia Barcellar- Fisioterapeuta (trabalha com pacientes com câncer e doenças cardiovasculares).
“Sempre acreditou que “doente tem que fazer repouso, pois se não o medicamento não funciona” É exatamente o contrário: quanto mais repouso o paciente faz, mas debilitado ele fica. O metabolismo celular dele fica mais lento e, com isso, a recepção ao tratamento por medicamentos é mais devagar. Se ele praticar exercícios físicos, é diferente”.Dr . Silvia Bacellar – Fisioterapeuta(trabalha com pacientes com câncer e doenças cardiovasculares).
Alguns dos efeitos colaterais mais problemáticos da cirurgia incluem a diminuição da mobilidade do ombro e diminuição da estabilidade e força na cintura escapular. Muitos exercícios de Pilates concebidos ou adaptados especificamente para pessoas com câncer de mama ajudam a resolver estas questões da área do ombro. No pós-operatório as pessoas com câncer de mama tendem a limitar o seu exercício e movimento para o ponto de retroceder a sua recuperação. Muitos também desenvolvem hábitos de vigilância, tais como levantar o braço do lado afetado para se proteger contra ser tocado ou empurrado, que pode causar problemas de mobilidade, na área do ombro. O exercício pode fazer uma enorme diferença. Com a prática progressiva do Pilates, o aluno vai aumentando lentamente a amplitude de movimento sempre respeitando seu limite.
Esses efeitos colaterais podem interferir com atividades básicas diárias, como vestir-se. Pilates da ênfase sobre técnicas de respiração ajuda a prevenir lesões por relaxar o corpo como um todo.
Muitos dos exercícios são feitos com o aluno deitado de costas para apoiar o pescoço e costas, levando o aluno a construir a força em torno da cintura escapular em uma posição apoiada e segura.
Pilates deve complementar e não substituir a fisioterapia.Mulher recuperada de câncer de mama enfrentam muitos desafios, não só na obtenção de sua força e energia de volta, mas em muitos casos, reforçar a sua auto-confiança.
O que pode fazer uma pessoa com câncer fugir do exercício:
• A Fadiga,
• A limitação dos movimentos,
• O medo de mover-se áreas ferida.
Com isso, recuperar a força e amplitude de movimento no peito, ombros, costas e braços vão ajudar a mulher cuidar de si mesma e retomar sua vida normal. Progredir lenta e progressivamente, vai ajudar a ganhar confiança e mulher se instalar em seu corpo.
Pilates também ajuda a aprofundar o corpo com conexão mente, algo que muitas mulheres não estão prontas para explorar.
Centralização, concentração, controle, precisão, respiração e fluxo - estes princípios de Pilates , os fundamentos do movimento Pilates, fornecer links integradora entre o corpo e a mente.
DICAS
•A respiração profunda, uma parte fundamental do exercício de Pilates, É essencial, para reduzir o stress, e trabalha os músculos do centro.
•Simples exercícios que fortalecem os músculos abdominais e das costas ajudam a suportar uma boa postura, que se traduz em mais estabilidade e liberdade de movimento diário. Além disso, ser capaz de manter uma boa postura vai um longo caminho para ajudar as mulheres a sentirem mais auto-confiante. Exercícios, como uma pequena ponte ou relógio pélvico, vai trabalhar as costas e abs sem sobrecarregar o peito e braços em excesso.
•No Pilates, não fazemos um monte de repetições , vamos para a qualidade.
Studio Pilates Daniela Costa