sábado, 6 de junho de 2009

PILATES NO TRATAMENTO DO MAL DE PARKINSON


Sistema de exercícios aumenta a força e flexibilidade de pacientes com tremores e falta de equilíbrio. O Pilates como uma ferramenta a mais de pacientes parkinsonianos.



Nos casos que o Pilates pode ser utilizado como mais um recurso, a estimulação deve acontecer o quanto antes. Os exercícios lentos, solo ou utilizando aparelhos e acessórios, contribuem para a manutenção do equilíbrio, da consciência e movimentação corporal.

O mais interessante do Pilates é o tratamento de reeducação neuromuscular. Os aparelhos permitem que a gente simule as atividades funcionais cotidianas, como agachar, sentar, de forma confortável para o paciente. A estimulação é feita com todo cuidado e observando as especificidades de cada paciente, podem minimizar sintomas como perda do equilíbrio e encurtamento dos movimentos.


Os movimentos no Pilates são controlados - algumas vezes movendo o corpo somente alguns centímetros - mas estes pequenos movimentos estão fazendo uma enorme diferença para algumas pessoas com o mal de Parkinson.



Nenhuma pesquisa foi feita para comprovar que o método Pilates ajuda na redução aos sintomas de Parkinson, mas um número cada vez maior de pacientes dizem se sentir aliviados após a prática dos exercícios de Pilates.


O mal de Parkinsosn, uma doença degenerativa, inibe a pessoa de controlar os movimentos. Os sintomas mais comuns são tremores, lentidão dos movimentos, rigidez e equilíbrio prejudicado.


Studio Pilates Daniela Melo