segunda-feira, 4 de maio de 2009

PARA QUE SERVEM OS APARELHOS DE PILATES?

O fato é que, esses diferentes aparelhos que mais parecem maquinas de tortura com molas penduradas por toda a parte, assustam as pessoas no primeiro contato. Estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro — como nos movimentos feitos no chão — técnica conhecida por mat pilates. As molas servem para criar resistência ou assistência durante a execução dependendo dos exercícios.
Todos os aparelhos trabalham o corpo por completo os exercícios em sua maioria são globais exigindo um esforço controlado de todo o corpo.


REFORME


Considerado como o aparelho mais clássico de todos, com características de uma “cama” que sobre ela desliza uma plataforma acolchoada com apoios de ombros e cabeça. Nessa plataforma encontramos 5 molas que são fixadas na extremidade da cama que também possui uma barra, (barra dos pés). Na outra ponta estão correas com alças que são utilizadas para fazer exercícios com as mãos e pés entre as mesmas.Serve para fazer exercícios de força, resistência, equilíbrio, alongamentos trabalhando membros superiores, inferiores e abdômen .


CADILLAC/ TRAPÉZIO






Semelhante á uma cama hospitalar, possui uma plataforma única, com barras metálicas verticais nos quatro cantos da cama que se encontram unidas por duas barras horizontais que nelas estão o trapézio. As molas são fixadas nessas barras para auxiliar ou dificultar a execução dos exercícios. Serve para fazer exercícios de força, resistência, equilíbrio, alongamentos trabalhando membros superiores, inferiores e abdômen.


WUNDA CHAIR/CADEIRA




Sua criação teve como inspiração uma cadeira de rodas. Fabricada com madeira possui um pedal na parte frontal que é sustentada por molas. Nas laterais existem duas barras que utilizadas para apoiar as mãos. Serve para fazer exercícios de força, resistência, equilíbrio, alongamentos trabalhando membros superiores, inferiores e abdômen.


LADDER BARREL/BARRIL



É uma meia lua sobre uma base fixa com um a pequena escada fixada logo a frente. Muito eficiente em alongamentos e exercícios para coluna.

MOLAS
Engana-se quem acredita que quanto mais forte for a mala, mais exaustivo será o exercício. Elas podem ser utilizadas de duas maneiras:


• Resistência: é quando o praticante precisa fazer força contra a mola para esticá-la;
• Assistência: ocorre quando a mola serve para facilitar determinado exercício, pois “puxa” o corpo da pessoa.


MAT/SOLO
No solo, os exercícios exigem ainda mais da praticante, que tem de controlar sozinha o seu corpo. O trabalho, porém, também pode ser facilitado ou intensificado com o uso de equipamentos como bolas, aros e elásticos.
Uma forma diferente e prática de realizar os exercícios, considerado a base do método com uma sequência respeitada mundialmente por ser criada por Joseph Pilates. Podemos também utilizar aparelhos auxiliares, os mais conhecidos e populares são:

BOLA
Existem bolas de diferentes tamanhos as mais comuns são de 45cm até 75cm. Flexíveis podendo suportar até 200kg, muito utilizada como forma de desafio onde o trabalho sobre elas é muito divertido.

MAGIC CIRCLE/ARO MÁGICO

É um aro flexível de aproximadamente 40cm. Muito utilizado para exercitar os braços e parte internas das pernas.

FLEX BAND/BANDA ELÁSTICA




Faixa de borracha com diferentes tensões que vai da fraca a extra forte caracterizada por cores, utilizada para criar resistência.


Esses são alguns dos aparelhos do método, meu objetivo neste tópico é dar uma noção geral de como são os aparelhos.


Os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante. Os corpos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes, Para quem não gosta do ambiente agitado das academias, pilates é ideal, pois permite uma musculatura trabalhada e flexível, mas não rígida e hipertrofiada.

Studio Pilates Daniela Costa