domingo, 12 de julho de 2009

PILATES PARA AJUDAR NA SÍDROME DA FIBROMIALGIA



Sensação de corpo cansado, como se não tivesse pregado o olho a noite inteira, com alterações de humor durante o dia e sentindo dores em alguns pontos do corpo? Estes podem ser alguns dos sintomas de Fibromialgia. Levando ao pé da letra, mialgia vem do latim dor e fibro, também de origem latina, significa tecido fibro-muscular. De causa desconhecida e sem cura, a síndrome se detecta em sua maioria nas mulheres, principalmente nas que estão no período pós-menopausa.
O paciente consegue saber se está ou não com fibromialgia por meio de suas queixas e pelo exame físico, que vão excluindo doenças semelhantes, como hipotireoidismo, esclerose múltipla ou miopatias inflamatórias. Outros motivos para a manifestação da síndrome são psicológicos.



Os médicos procurados normalmente escutam que os pacientes começaram a ter queixas de dores após um trauma, como a morte de um familiar ou amigo, perda de emprego ou acidente automobilístico.



O pilates é uma das formas que contribuem para o controle da síndrome. Inicialmente há um aquecimento para melhorar o aporte sanguíneo para os músculos e tendões, permitindo uma melhor resistência física para os exercícios. Depois desse aquecimento, o paciente é sujeito a diversos exercícios, de acordo com seu limite de resistência.
No site

Fibromialgia há depoimentos de portadores a respeito de como souberam que estavam doentes, quais os diagnósticos que sentiram, os tratamentos e resultados. Além disso, o paciente pode entrar em contato com profissionais e saber sobre a evolução do tratamento de fibromialgia no Brasil e no mundo.




Stúdio Pilates Daniela Costa