domingo, 19 de julho de 2009

AJUDA NA DEPRESSÃO


A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais freqüentes, sendo uma das doenças que mais incapacita o ser humano. As mulheres são mais atingidas que os homens – 1 em cada 4 mulheres e 1 em cada 10 homens.
A Depressão caracteriza-se por uma alteração psíquica e orgânica global, com conseqüentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida. Falta de vitalidade que poderá estar acompanhada de sentimento de tristeza, falta de confiança em si próprio, sentimentos de culpa generalizados, pessimismo e nos casos mais graves pode haver tendência ao suicídio.
A prática de exercício físico é uma boa forma de prevenir e combater a depressão.
O exercício físico libera no cérebro substâncias que proporcionam uma sensação de paz e de tranqüilidade. São as endorfinas, ligadas à gênese do bem-estar e do prazer. Por ser um potente libertador de endorfina o exercício físico cria uma boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer. O exercício físico é altamente eficaz no combate ao stress e ansiedade e quando é moderado e regular, descontrai o corpo e ativa o sistema imunológico.
O ritmo do exercício deve ser adequado. Deve ser começado lentamente e ir aumentando gradualmente. Quando demasiado exigente, pode causar ainda mais stress.
O método Pilates pode ajudar muito por ser uma modalidade mais calma, que exercita a concentração, a respiração e o relaxamento. Após 3 ou 4 semanas de praticas, a pessoa sentirá sua auto-estima mais elevada, pois se sentirá mais feliz, com melhores resultados médicos e até algumas alterações estéticas.
“Mens sana in corpore sano” (“Mente sã em corpo são”), é uma frase célebre em latim que demonstra bem o interesse do homem pelo exercício físico, de forma a atingir o equilíbrio total.

Studio Daniela Costa