domingo, 23 de agosto de 2009

COMO FUNCIONA A RESPIRAÇÃO NO PILATES?



No pilates, a respiração não é abdominal ou diafragmática, embora esse músculo seja acionado. Há três formas de respirar: na parte alta do tórax, na parte baixa da caixa torácica (costelas inferiores) ou na cavidade abdominal.


Na respiração alta, não utilizamos toda a capacidade pulmonar e acionamos musculaturas erradas, acumulando tensão nos ombros e no pescoço. Na respiração abdominal, os músculos do abdômen e da região lombar relaxam, dificultando a estabilização do corpo.
 
O padrão respiratório proposto pelo pilates é chamado respiração tridimensional: a caixa torácica é empurrada para o lado e para trás, com a ação do diafragma e dos músculos intercostais, mas os músculos abdominais e do assoalho pélvico mantêm-se contraídos.


Exercite:

I- Empurre os músculos abdominais para dentro, puxando o ar para dentro. Permita que suas costelas se "abram". Finalmente, coloque os ombros e as clavículas para traz e para baixo. A maioria das pessoas respiram muito raso, usando somente os ombros/clavículas e a caixa das costelas para inflar e exalar.


II
- Solte o ar do topo de seu tórax, em seguida da caixa de costelas e finalmente puxe o estômago e a base da barriga para as costas, contra a espinha. Fazendo com que as costelas se fechem.Continuando com ombros e clavículas para traz e para baixo.Ou seja, O diafragma se contrai puxando as costelas para as laterais e puxando os músculos abdominais.O maior volume e a menor pressão da cavidade pulmonar aumentam a absorção de ar e das trocas gasosas.
 


A quantidade de ar que sai é maior que a do ar que entra, na proporção 40% inspira e 60 % expira, pois você irá aprender a reter mais oxigênio e exalar mais gás carbônico, contendo e diminuindo os batimentos cardíacos na atividade.



Benefícios de uma boa respiração:

Pulmão:A capacidade respiratória aumenta;
Coração:Há menos esforço dos músculos cardíacos e os batimentos desaceleram;
Músculos:É produzido menos ácido lático para gerar energia, diminuindo a dor muscular e aumentando o rendimento físico;
Sangue:A densidade do sangue diminui, são produzidas outras substâncias para realizar o transporte do elemento e a pressão sanguínea abaixa;
Cérebro:Preserva as funções cognitivas e ativam reações de relaxamento através da respiração ritmada.


Studio Pilates Daniela Costa