sábado, 29 de agosto de 2009

COLUNA NEUTRA X CENTRO DE FORÇA = ESTABILIZAÇÃO, NOS EXERCÍCIOS DE PILATES E ATIVIDADES DIÁRIAS.



Se tentarmos realizar qualquer ação pensamos que o movimento sai do centro de força. A parti dele, nós nos projetamos, assentamos e conseguimos desenvolver um trabalho mais preciso nesse sentido (A estabilização).

Quando queremos estabilizar, queremos movimentar os membros mantendo a coluna praticamente imóvel, no momento de estabilização a idéia é, realmente, deixar estável, sem movimento. Podemos fazer isso em decúbito dorsal, em quadrupedia, em decúbito lateral, sentados na bola ou em pé. Como quisermos.

A estabilização começa com a coluna neutra e com ativação do Centro de força (powerhouse):

Coluna neutra: A lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e sacro com suas curvas fisiológicas preservadas. Quando deitamos no solo e damos uma boa espreguiçada relaxando em seguida com as pernas estendidas poderemos sentir as zonas de apoio no solo (crânio, cifose torácica e sacro) e os espaços que não tocam o solo (lordose lombar e cervical). É esse formato em curvas de nossa coluna que garante que quando damos um salto, temos dissipação das forças como se a coluna fosse uma mola. Imagine coluna reta e rígida executando os movimentos?

Centro de força: é compreendida entre o ombro e o quadril, que é delimitada, embaixo, pelo assoalho pélvico; atrás pela parte baixa das costas, glúteos e pela parte alta das pernas (ísquio-tibial); na frente e ao lado, pelo os músculos abdominais; e em cima, pelo diafragma.
O sacro não deve estar para trás, arqueando as vértebras lombares, nem para dentro, com o cóccix no fundo, contraindo demais os glúteos. Os ombros para baixo, relaxados. Esticamos os braços, vindo do ombro e do pescoço para as mãos e ponta dos dedos. Clavículas tranqüilas e omoplatas separados, procurando não juntar a coluna.

Pouco a pouco, podemos transferi-lo para atividades diárias. Em qualquer momento, em qualquer lugar, vamos perceber o que o pilates pode fazer por você , seja dirigindo, andando ou falando etc...Só pelo fato de respirar (quando inspiramos e deixamos o diafragma descer, a região abdominal permanece presa, as costelas se expandem para lado e para trás, criando uma câmera de pressão com o assoalho pélvico.E expirar e contrair a região abdominal, reforçamos a coluna e drenamos o corpo, ajudando no retorno venoso) já estamos tonificando a região abdominal .


Studio Pilates Daniela Costa