
Um fator importante quando pensamos em organização escapular são exercícios de descarga de peso nos membros superiores. Como o próprio nome diz eles ensinam a descarregar o peso através dos membros liberando ombros e pescoço.
As articulações da cintura escapular são muito instáveis o que permite um amplo movimento os quais podemos citar: Flexão; Extensão; Abdução; Adução; Rotação Interna e Externa; Abdução horizontal e Adução Horizontal.
Quando executamos estes movimentos, muitas vezes, acabamos projetando a escápula para cima e para frente e “enrolamos” nosso ombro.A cintura escapular fica pendurada no pescoço ao invés de pousada sobre o gradil costal. Isso gera toda sorte de desconforto: ombros tensos e rígidos.
As costelas, o externo, as escápulas (omoplatas), articulação do ombro, musculatura peitoral, dorsal, deltóides, trapézio e etc...deve está alinhada com o exercício, pois é uma região muito forte e tensa, já que tendemos encolher o ombro na direção do pescoço, ou para frente com cifose dorsal, e, ao movimentar os braços, costumamos pinçar entre as omoplatas e a coluna.
Os ombros não devem subir para o pecoço, devem ficar abaixados como se quiséssemos segurar uma bola na axila. É muito importante as costela e o esterno não subirem.
Prática:
1.Na posição neutra em decúbito dorsal, levantamos os braços na vertical à frente do rosto, como se estivéssemos segurando uma bola;
2.Esticamos os dedos das mãos elevando o ombro, alargando atrás a parti do omoplata.Ao Inspirar relaxe seu assoalho pélvico e expanda suas costelas lateralmente e para trás e ao expirar ative seu centro abaixando costelas, elevando ânus, sugando seu abdome para dentro e para cima .
3.Deixe o ar entrar e sair de maneira fluida enquanto os braços vão para cima e para baixo, sempre mantendo sua nuca longa, seus peito e suas costas espaçosas.
Quando realizamos o movimento buscando a forma correta, contribuímos para uma reorganização do ombro e da postura.
Studio Pilates Daniela Costa