sábado, 26 de setembro de 2009

TENSÃO CERVICAL



Com relação ao pescoço, na maioria dos casos, é uma parte fraca do corpo, além de acumular tensão demais, localizada na região dorsal para a cabeça e os ombros. Por isso vamos tomar muito cuidado para não forçá-lo.


Costuma acontecer, no início da prática do pilates, que algumas pessoas reclamem de dor no pescoço. Para evitar lesões e ou sobrecarga na região cervical, devemos por um lado fazer aquecimento e mobilização e manter a nuca esticada, com o queixo um pouco para dentro. Podemos treinar com uma bolinha, entre o peito e a ponta do queixo.


Não podemos nos esquecer disso quando começamos a praticar ou se sofremos alguma lesão. Se for necessário prendemos a cabeça com as mãos, descansamos, após cada exercício, e, pouco a pouco conseguiremos fortalecer todo essa região.


Prática:
1. Quando levantamos o corpo no exercício de flexão abdominal com extensão para frente, vamos manter o pescoço esticado, imóvel, e o queixo para dentro, tanto ao subir como ao descer.



2. Ao fazer exercícios abdominais, subindo o tronco ou em muitas posições, podemos observar a tendência errônea de esticar a ponta do queixo para frente, curvando as vértebras cervicais.


3. Essas posturas incorretas repercutem na saúde do pescoço e cria tensão, fraqueza e mal fluxo sanguíneo e energético para o cérebro, assim como um bloqueio nervoso da cabeça para todo o corpo.



Studio Pilates Daniela Costa