sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

INCONTINÊNCIA URINÁRIA, como o PILATES pode ajudar?

A necessidade de ir ao banheiro imediatamente, perda de urina durante o sono ou depois de algum esforço como tossir ou pegar peso, não perceber que a bexiga está cheia são situações mais comuns do que se imagina.




O que é?


Incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Distúrbio mais freqüente no sexo feminino pode manifestar-se tanto na quinta ou sexta década de vida quanto em mulheres mais jovens.


Atribui-se a esse distúrbio ao fato de a mulher apresentar, além da uretra, duas falhas naturais no assoalho pélvico: o hiato vaginal e o hiato retal. Isso faz com que as estruturas musculares que dão sustentação aos órgãos pélvicos e produzem a contração da uretra para evitar a perda urinária e o músculo que forma um pequeno anel em volta uretra sejam mais frágeis nas mulheres.

Tipos e sintomas


1. Incontinência urinária de esforço – o sintoma inicial é a perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercício, movimenta-se;

2. Incontinência urinaria de urgência – mais grave do que a de esforço, caracteriza-se pela vontade súbita de urinar que ocorre em meio as atividades diárias e a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro;

3. Incontinência mista – associa os dois tipos de incontinência acima citados e o sintoma mais importante é a impossibilidade de controlar a perda de urina pela uretra.

A perda involuntária de urina atua de forma devastadora na qualidade de vida de um indivíduo e pode ser adequadamente tratada. Para muitas pessoas, incontinência urinária é uma fonte de constrangimento e dificuldade social que é escondida e deixada sem tratamento.

É muito importante que cada aluno de Pilates seja avaliado quanto ao grau de força do assoalho pélvico e o nível de consciência da ação dessa musculatura que como qualquer outra, é capaz de contrair e relaxar. Não podemos esquecer que uma situação de incontinência urinária tem sempre que ser avaliada por um profissional de saúde.

Além de remédios e intervenções cirúrgicas convencionais, o pilates pode ser uma alternativa de tratamento e prevenção à incontinência urinária ao trabalhar e fortalecer a musculatura pélvica o que favorece um maior controle sobre o fluxo de urina. Trabalhando mais a região do abdômen e da região pélvica, especialmente o períneo (área entre o ânus e a uretra), o principal objetivo é ativar e fortalecer o assoalho pélvico que faz o controle dos esfíncteres. Essa musculatura tem um grande enfoque dentro do pilates, junto com a musculatura profunda do abdômen e o diafragma, formando nosso centro de força e estabilidade.


Exercícios diário:

1. Agora imagine que você começou a urinar, mas vai interromper o fluxo, puxando tudo para dentro e para cima de volta (nesta hora você está conectando o assoalho pélvico, tem o efeito de uma seringa que não deixa o líquido descer vai soltando aos poucos controlando o fluxo), portanto as víceras vão subir em direção a caixa torácica e ao mesmo tempo em que eleva a bexiga e o útero, vai também contribuir para o aumento dos espaços intravertebrais diminuindo a compressão dos discos entre as vértebras. É um exercício diário onde tem que ter persistência e disciplina.


2. Decúbito dorsal, joelhos fletidos, apertar uma almofada ou uma bola entre os joelhos e contrair assoalho pélvico simultaneamente.

O objetivo é restaurar o tónus e a força muscular de modo a prevenir ou reduzir problemas do pavimento pélvico. Estes exercícios também podem melhorar o desempenho sexual.

Os praticantes de Pilates deve ser continuamente monitorados quanto ao padrão respiratório correto durante a atividade, prender a respiração durante o exercício deve ser reprovada, pois esse ato aumenta ainda mais a pressão intraabdominal e ocasiona maior sobrecarga ao assoalho pélvico, que se fadiga mais rápido e torna-se incapaz de manter-se contraído. O resultado disso é a perda involuntária de urina.

Pode-se ter excelentes resultados quando se utilizam exercícios específicos para a musculatura do assoalho pélvico, adquirindo maior controle da urina.


Studio Pilates Daniela Costa