domingo, 18 de abril de 2010

O LIXO É SEU!


Esse post é em homenagem a todas as famílias que viveram e vivem dias de horror por causa das chuvas, pela negligência das autoridades , pela falta de colaboração da população em não fazer reciclagem e de ficarem jogando lixo pela  janelas dos carros e ônibus... Essas mesmas pessoas encontram-se sem perspectiva nenhuma de melhoras e sem ao menos saberem o que serão  das  suas vidas daqui para frente, além dessa tragédia toda, se foram familiares, sonhos, projetos todos levados pela uma avalanche de lixo.

Então temos de arranjar uma solução para acabar com esse tipo de lixo. Podemos reaproveitá-lo!!!! É o que a reciclagem faz. Na reciclagem, o lixo é tratado como matéria-prima que será reaproveitada para fazer novos produtos.

As vantagens: diminui a quantidade de lixo que vai para os lixões, os recursos naturais são poupados, reduz a poluição, além de gerar empregos.

Normalmente, a população tem uma enorme vontade de participar porque está preocupada com a questão do lixo, mas não sabe que não é tão fácil assim. Só depois de amontoarem o lixo reciclados, desordenadamente, é que descobrem que têm de organizar um lugar e juntar uma quantidade muito grande para que alguém venha recolher.

Curiosidades:
-Sabia que se salva cerca de 20 árvores se reciclarmos uma tonelada de papel?
- Sabia que se poupam 400 quilos de areia para fabricar uma tonelada de vidro, a partir do vidro que coloca no coletor verde?
- Sabia que os plásticos são feitos a partir do petróleo, que pode acabar para sempre e que reciclar plásticos diminui a poluição do ar?
- Sabia que se levarmos os lixos recicláveis aos ecos pontos se reduz a quantidade do lixo a depositar no aterro sanitário?


Dicas
-Toda embalagem reciclável, antes de ser jogada no lixo seletivo, deve ser lavada para não atrair insetos, nem ficar com cheiro forte, enquanto estiver armazenada no local;
-Para tirar o grosso da sujeira das embalagens que serão destinadas à coleta seletiva, aproveite a água servida da pia da cozinha. Isso também faz parte do comportamento ecológico, porque a água é um recurso cada vez mais escasso;
-Os restos de alimento também podem ser reciclados. Com poucos recursos é possível transformá-los em adubo;
-Não jogue as baterias de celular no lixo comum. As empresas produtoras já estão se responsabilizando pelo recolhimento; 
-Não separe o lixo sem ter planejado primeiro para onde mandar.

A mudança de hábito é a parte mais difícil. Requer um esforço.

Studio Pilates Daniela Costa