domingo, 25 de abril de 2010

PILATES É CONHECIDO COMO UMA ATIVIDADE MENTE E CORPO. COMO ESSE COMPONENTE PODE AJUDAR UM CORREDOR?


Há uma relação mente-corpo natural entre Pilates e corredores. Pilates pode ensiná-los a ser mais focado cinestesicamente ,  como a cabeça está equilibrada no pescoço e coluna vertebral, como os pés se sentem no chão, se eles estão executando na seqüência correta, bem como os padrões de respiração. É ter consciência do corpo e como ele se move no espaço. Isso pode definitivamente melhorar o desempenho.
Os princípios fundamentais de estabilização do Pilates torna  o corpo uniformemente desenvolvido a partir do CENTRO e em seguida, transmite energia para as extremidades. O resultado final é um corpo que se move com a máxima eficiência. E um corpo que se move de forma eficiente não só pode render valiosos segundos fora de um tempo, mas fazê-lo sem se machucar. 
 DICAS
1.Trabalhar mente-corpo não implica fazer meditação no meio da multidão atrás da linha de partida . Trata-se apenas de aplicar os princípios do pilates e aproveitar seus benefícios a cada quilometro. Fazer isso ajuda a prevenir lesões e a dar o máximo na corrida. Levar a prática do Pilates para um percurso de 5, 10 , 15, 21 ou 42 quilometros ajuda a descobrir essa sinergia corpo-mente e garante uma boa recuperação.
2.Gastar na posição de partida alguns segundos para respirar fundo com os pés plantados no chão ajudará a acalmar a mente e a assentar o corpo antes de começar a corrida. Manter os ombros descontraídos e o peito elevado ajuda a esticar a coluna, reduzindo a tensão excessiva.
3.Corrigir o Corpo ao correr com consciência significa estar sintonizado com o corpo ao longo da corrida. Verificar como se está e adequar-se logo desde o primeiro quilometro evitará que se arrebente aos quilometros que vem para frente. Quando se corre curvado, perde-se até 30% da capacidade pulmonar. Mantenha-se um bom fluxo de ar, erguendo bem a coluna ao correr. Levantar a cabeça como se fosse puxada por um fio (tração axial).
4.Verificar como está o corpo, se achar que está sem fôlego ou tenso deve experimentar-se fazer a respiração. A respiração é a reação do corpo ao esforço. Pode dar indicações de ineficiência, esgotamento ou até mesmo indicar que está na altura de acelerar a passada. Estar em forma e o treino são as bases das nossas capacidades de correr, mas adequar a respiração pode aumentar os resultados. Respirar com o diafragma pode ajudar, se fizerem fortes expirações, libertando os pulmões para a entrada de ar fresco.
5.Procurar ficar descontraído na corrida. Os músculos descontraídos absorvem o oxigénio do sangue como uma esponja e o oxigénio é o que mantém os músculos a trabalhar e o corpo a correr.
Estas dicas ajudarão a pôr o seu sangue a fluir para todos os músculos e a garantir que mantém a postura correta e que protege as articulações (aliviando a compressão) apesar das horas seguidas de pés a bater no asfalto. Isto melhora a forma física, multiplica a resistência e, o mais importante, eleva o jogo mental a um novo nível que ajuda a chegar ao fim com força e pronto para a próxima corrida.
Muitos correm com uma mentalidade de “A MENTE MANDA O CORPO OBEDECE” chegam à meta seja lá como for, mas o trabalho do corpo mente é trabalhar em equipe.
Studio Pilates Daniela Costa