domingo, 23 de maio de 2010

PILATES FAZ EMAGRECER?


O emagrecimento é uma redução do percentual de gordura corporal, seja ela do tipo subcutânea (localizada entre os músculos e a pele) ou até mesmo na sua forma visceral (gordura mais profunda e perigosa, localizada entre os órgãos internos). Podemos conciliar esses dois fatores através de treinamentos sérios que respeitem a sua individualidade biológica e desenvolvam o seu condicionamento físico, tornado-se uma pessoa mais saudável e com menos riscos de desenvolver patologias associadas ao sedentarismo.
Emagrecimento implica mudança de hábitos, de comportamento. Mais que perder peso, emagrecer é mudar a cabeça para, assim, mudar peso. Mudanças mobilizam ansiedade, incerteza, medo do desconhecido. Muitas vezes é ligado a sentimentos de culpa, ansiedade, angustia, raiva, preocupação, depressão, stress, obsessões, insônia, ciúmes, problemas afetivos, sem que a pessoa se dê conta.
É muito comum entre os praticantes de exercício físico o comentário do tipo “estou emagrecendo” ou, então, “não consigo emagrecer com o exercício”. 
Muitas pessoas fazem a associação errada do termo emagrecer quando percebem, sobre a balança, que houve perda de peso. Seja com dieta, prática de exercícios físicos ou a combinação de ambos, o processo de emagrecimento deve buscar a eliminação de gordura.
A queima de caloria varia com o tipo de corpo e o nível de esforço, por isso é fundamental se dedicar às aulas e obedecer às instruções no programa no qual está empenhado.
Controlar os excessos de exercícios também é uma recomendação a ser considerada, afinal, o praticante precisa identificar os seus limites para não prejudicar sua saúde e bem estar. Paralelo a prática de pilates, o indivíduo também precisa manter uma alimentação equilibrada.
ENTÃO......
A sequência, o número de exercícios e as repetições, o intervalo de descanso, a carga adotada, a alternância entre movimentos mais intensos, moderados e leves, na intensidade do exercício, na qualidade do movimento (alinhamento corporal), no fortalecimento dos pontos fracos e na otimização das potencialidades dos alunos, além dos graus de apoio corporal e a coordernação de tudo isso com a respiração mais a assiduidade de 2x ou mais vezes por semana no nível mais avançado, é a combinação entre essas variáveis que determinarão a eficácia do método. Se dentro disso você tiver um hábito saudável de alimentação, irá notar que pouco a pouco o seu peso vai diminuir.
O Pilates somente tonifica e modela o corpo. Ao fortalecer a parede abdominal você irá manter ele contraído, diminuindo a flacidez abdominal, podendo diminuir medidas de roupa sem perder um quilinho sequer.
MAS....
O gasto energético de uma aula de Pilates não atinge o alcance  de uma atividade aeróbica de uma caminhada, corrida, ciclismo ou natação, com o aumento da sensação de bem-estar e disposição no decorrer da prática fazem com que o praticante realize mais atividades em seu dia a dia, conduzindo o corpo ao emagrecimento.

CUIDADO!
A dica é sempre treinar com assiduidade, respeitar a dieta e descansar adequadamente para melhor qualidade dos objetivos estimados. Não se esqueça da avaliação e reavaliação física e postural para a comparação dos resultados obtidos no seu treinamento.
Studio Pilates Daniela Costa