sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

BENEFÍCIOS DO PILATES PARA OS HOMENS.

                                                                          ALUNO FRANCISCO CARVALHO     
 

                                                                                         ALUNO RENATO RUBENS

O método Pilates tem muito a contribuir na qualidade de vida do homem. Preconiza o desenvolvimento harmônico de todo o corpo, tornando-o forte e flexível, com movimentos fluidos e precisos, exigindo máximo controle tanto dos músculos mais superficiais como da musculatura profunda, proporcionando perfeita coordenação entre movimento e respiração. A ampliação da capacidade respiratória, a melhora da circulação sanguínea e o desenvolvimento de uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada melhoram não só a qualidade de vida e a performance esportiva como ainda previnem lesões e eliminam dores, auxiliando na recuperação de problemas músculo-esquelético causados por sobrecarga, tanto pela pratica de esportes como pelas exigências das atividades do dia-a-dia.

Respeitando todos os princípios de biomecânica humana e sem sobrecargas indesejadas tanto nas articulações como na musculatura, o treinamento proporcionado pelo método Pilates contribui na preparação neuromuscular através de exercícios que desenvolvem equilibradamente a musculatura dos membros inferiores e superiores, corrigindo compensações posturais.
O uso de molas e resistências de baixa carga, por exemplo, se comparadas à musculação, não são tarefas de fácil controle e realização. Os homens acreditam que precisam submeter os seus corpos a grandes esforços para se tornarem mais fortes e viris. Eles podem conseguir esses dois objetivos praticando o Método Pilates com uma grande diferença: preservar as suas articulações e saúde de seus corpos, desenvolvendo-os com equilíbrio.
Para os atletas de alto nível técnico, que possuem uma programação de treino mais intensa e específica, onde a parte muscular deve ser muito bem desenvolvida e os estímulos pesados e leves devem ser alternados para não levar o atleta ao over training, o Pilates se realizaria em dias alternados com os treinos mais pesados e intensos, com um caráter de recuperação, com alongamentos , estabilizações e correções técnicas.

Já para os iniciantes ou os que praticam algum desporto com o objetivo de bem estar, saúde e estética, o Pilates pode ser praticado de forma mais assídua na semana, com treinos mais intensos e exercícios mais desafiadores para a musculatura mais utilizada naquele desporto além de continuar com os princípios de correções técnicas e compensatórias, alongamentos e estabilizações.

Sozinho ou aliado às outras práticas esportivas, o método Pilates já comprovou sua eficiência e ganha cada vez mais adeptos. Se você ainda não experimentou, vale a pena conferir!

PRATIQUEM PILATES!
STUDIO PILATES DANIELA COSTA.