terça-feira, 28 de abril de 2009

PILATES PARA ATLETAS E DESPORTISTAS

DESPORTISTA FABINHO VIEIRA
ESCALADA

Muitos atletas e desportistas têm usado o pilates como complemento a seus treinamentos gerando ganhos, aliado ao esporte de alto rendimento.

O desempenho do atleta e desportista dependem não somente do treinamento esportivo, mas também da prevenção de lesões que possam prejudicar o treinamento do atleta e promover seu afastamento de competições.


Um dos fatores de risco para lesões no esporte estão relacionadas aos desequilíbrios musculares que podem estar presente no atleta devido à diferença de força e flexibilidade entre grupos musculares que atuam sobre uma mesma articulação. O tratamento dos desequilíbrios musculares consiste em promover o reequilíbrio das cadeias musculares, alongando-se a musculatura que está encurtada e fortalecendo a que está fraca. Um dos recursos utilizado com a proposta de promover o reequilíbrio muscular é o método Pilates.


Com isso o atleta e o desportista adquire uma maior consciência corporal e conseqüentemente um equilíbrio mente/corpo, refletindo diretamente na qualidade dos movimentos executados no esporte.







Studio Pilates Daniela Costa