segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

OS BENEFÍCIOS DE UM ASSOALHO PÉLVICO SAUDAVEL DURANDE A GRAVIDEZ.

Os benefícios do método pilates concentram-se na força e na estabilidade da musculatura postural. Seu assoalho pélvico uma parte do conjunto osteomioarticular responsável pela estabilidade postural, ajudando apoiar o útero em crescimento e devem permanecer forte e elástico para aguentar as exigências da gravidez e do trabalho de parto.

Os músculos do assoalho pélvico agem como uma rede, passando o osso púbico na frente de sua pelve para o cóccix nas costas e saindo em cada lado do ísquio. A uretra, a vagina e o ânus separam esse faixa de músculo semelhante a uma rede.

Músculos adequados não são os mais fortes, mas, surpreendentemente, também são os mais elásticos e, portanto, se estiram com facilidade quando o hormônio relaxina entra em ação para permite que os músculos do assoalho pélvico se estirem e relaxem durante o parto.
Músculos do assoalho pélvico fortalecidos e elásticos apresentam múltiplos benefícios, que são importantes para a sua saúde, mesmo quando você não estiver grávida.

Benefícios

1.Melhora a capacidade de estirar e relaxar com facilidade durante o parto;
2.Melhora a circulação para a região pélvica;
3.Promove a rápida recuperação e cicatrização auxiliando na reconquista de boa qualidade muscular após o parto;
4.Previne a incontinência urinária por esforço;
5.Melhora as sensações sexuais;
6.Apóia os órgãos da pelve;
7.Previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacroilíacas;
8.Ajuda a prevenir problemas de intestino e bexiga que podem a vir a ocorrer em idades mais avançadas;
9.Promove a estabilidade da musculatura postural.

Exercício Pélvico

A1. Sente-se em uma cadeira, com os pés apoiados no chão e afastados na largura do quadril. Imagine um “losango” formado pelo seu osso púbico na frente, seus ossos dos quadris em cada lado e o cóccix na parte de trás. Os músculos do assoalho pélvico estão anexados aos quatros cantos do”losango”.

A2. Inspire, depois, enquanto expira, junte os quatro cantos do "losango" puxando para dentro e para cima. Mantenha por três segundos, depois inspire enquanto libera lentamente por seis segundos. Levante até o nível da bexiga. Sinta-se o músculo transverso contrair-se e se encaixar. Descanse seis segundos, depois repita. Aumente gradualmente para dez segundos com descanso de dez segundos.

Atenção

-Execute frequentemente durante o dia inteiro, ou sempre que utilizar água.
-A ação de contrair e levantar é semelhante à de “segurar-se” para não soltar gases.
-Evite contrair a parte interna da coxa e os músculos glúteos ou aplicar tensão sobre os ombros.
-Este exercício exige a prática e controle da respiração.

Qualquer desconforto" PARE" de fazer.

Studio Pilates Daniela Costa