domingo, 21 de fevereiro de 2010

ESTABILIZAÇÃO DA MUSCULATURA POSTURAL - GESTANTES

O centro de força refere-se ao músculo transverso do abdome, os músculos multífidos que sustentam sua coluna e os músculos do assoalho pélvico. O fortalecimento desses músculos estabiliza a coluna, a coluna lombar e a pelve.

Todos os movimentos no Método Pilates são iniciados a parti do centro de força, para conectar e coordenar esses músculos com eficiência e promover uma boa estabilidade.

Vale a pena rever:



ATENÇÂO:

Enquanto seus músculos abdominais se contraem, imagine um sorriso abrindo-se em seu abdome, espalhando-se do seu umbigo para a coluna. Pense nele como um sorriso ”de orelha a orelha”, como se contorna-se seu corpo e envolvesse seu bebê.

Exercícios - Estabilizadores Postural

1a. Deite-se de costas com um pequeno travesseiro ou almofada sob a cabeça, se necessário. Apóie os pés no chão na largura do quadril, com joelhos flexionados. Coloque as mãos espalmadas sobre s quadris. Deslize suas mãos 5cm para dentro e 5 cm para baixo. Abra os dedos e sinta os músculos abdominais relaxados sob as pontas dos dedos.

1b. Inspire enchendo as laterais e a parte de trás da caixa torácica, expire e puxe o assoalho pélvico na direção do seu estômago. Simultaneamente, contraia o abdome, levando o umbigo na direção da coluna. Sinta-se seus abdominais afastando-se das pontas dos dedos. Inspire e libere os músculos abdominais. Repita 3 a 5 vezes.


2a. Coloque-se na posição de gato, mantendo os ombros alinhados com as mãos e os quadris com os joelhos, com os cotovelos levemente flexionados, não travados. Estique o alto da cabeça, afastando-o do cóccix, mantendo uma posição neutra da coluna. Olhe para o chão com as pontas dos dedos voltados para frente.
Esse exercício pode ser incrementado colocando uma bola ou almofada entre as coxas. Pressione suavemente a bola entre as coxas, enquanto “puxa” o assoalho pélvico.

2b. Inspire, enchendo as laterais e a parte de trás da caixa torácica. Expire, mantenha as costas imóveis para “puxar” o assoalho pélvico. Contraia o abdome, levando o umbigo na direção da coluna, inspire para liberar seus músculos abdominais. Repita de 5-10 vezes.

Qualquer desconforto PARE!

Studio Pilates Daniela Costa